sábado, 26 de setembro de 2015

Um pouco mais sobre os halogênios

 Artanto é um elemento radioativo.Normalmente se dá como um resultado do radioativo decaído de Isotopos de Urânio e Tório, é formado pelo menos 20 isotopos, ser do AT-210 o mais estável, com período de meia vida de 8,3 horas.Esse elemento é muito raro.
 Halogênios significa formador de sais. Todos possuem 7 elétrons na camada de valência, camada eletroquímica mais externa ao nódio e mais energética  



By:Gleydson Matheus

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

A importância de alguns halogênios

 A família dos halogênios são um dos elementos mais populares dentre a tabela periódica essa popularidade se deve ao de seus integrantes, principalmente o flúor merece esse destaque por ser o elemento que está bastante presente no nosso cotidiano. Um bom exemplo disso e quando vamos ao dentista e passamos o gel de flúor para nos prevenirmos de cáries e etc.
 Já o cloro também se destaca pois também se tornou popular em nosso dia a dia, sendo usado nas estações de tratamento de água para sua purificação.
 O iodo um outro elemento desse família tem estrema importância em nosso cotidiano pois ele e necessário para o nosso organismo auxiliando a tireoide e nossos hormônios que nos auxiliam em nosso desenvolvimento físico e neurológico.


                                         



Autor:João Antonio

domingo, 20 de setembro de 2015

    

Elemento Halogéno:Astatine



     Os elementos do grupo halogênio como astatine presente como moléculas diatômicas quimicamente ativas. Muitos compostos orgânicos sintéticos e alguns compostos orgânicos naturais que contêm elementos de halogênio e astatina. Este tipo de compostos são conhecidos como compostos halogenados.

     Astatine estado em sua forma natural é sólido. Astatine tem  uma aparência metálica e esse elemento químico e pertence ao grupo dos halogênios. O número atômico de Astantine e 85 e o seu símbolo químico e At. O  seu ponto de fusão 575 Kelvin ou 302.85 graus Celsius ou centígrados.

                            

By: Matheus da Silva 

Iodo

Introdução 
A serie química do halogênios e bastante variada ja trabalhando alguns tema anteriormente como o próprio Cloro, Bromo entre outros, acontece que na nossa tabela periódica os halogênios e o grupo 17 (7A) e bom ressaltar que temos alguns elementos que são radioativos. 
 Iodo;
Agora vamos falar um pouco sobre o Iodo e a sua relação no grupo dos Halogênios. Bom  o Iodo e um elemento químico que encontramos na tabela periódica com uma numeração atômico de 53 e que e muito essencial para o crescimento e o metabolismo. Ele e um mineral essencial para os hormônios e para o crescimento e UM NÃO METAL também e um solido negro e lustroso  com um brilho metálico em pequena quantidade. 
O Iodo e um oligoelemento e usado muito em medicinas por esse fato e encontrado também em alguns medicamentos.
Bom essa foi mais uma postagem sobre o mundo dos Halogênios.


By: Roniel Magalhães  


Elemento halógeno: Flúor

   O Flúor vem do latim ¨ fuere¨,  elemento químico representado pelo símbolo F, esta  localizado na Tabela Periódica na família 17 A, massa atômica 19 e número atômico 9, ele se destaca na tabela por ser o elemento mais eletronegativo e reativo de todos os elementos.O flúor é um gás corrosivo de coloração amarelo-pálido, fortemente oxidante. É o elemento mais eletronegativo e o mais reativo dos não metais e forma compostos com praticamente todos os demais elementos, incluindo os gases nobres xenônio e radônio. Inclusive em ausência de luz e baixas temperaturas reage explosivamente com o hidrogênio. Jatos de flúor no estado gasoso atacam o vidro, metais, água e outras substâncias, que reagem formando uma chama brilhante.

by: Pedro Henrique Alves Dos Santos

domingo, 13 de setembro de 2015

Elemento halógeno: Bromo


Bromo

   O bromo, que vem do grego bromos, que significa “mau cheiro”, é um elemento químico pertencente à família dos halogênios. Este elemento é representado pela sigla Br e o número 53 da tabela periódica.
   Sua descoberta se deve ao cientista Antoinet J. Balard, no ano de 1826. O bromo é um elemento altamente reativo, sua reatividade se encontra entre a do cloro e do iodo, sendo menos reativo que o cloro e mais que o iodo. O bromo tem uma característica bastante peculiar, sendo o único elemento não metálico da tabela periódica que se encontra em estado líquido enquanto está na temperatura ambiente. Seu ponto de fusão (PF) é de -7,2 ºC e seu ponto de ebulição é de 58,8 ºC.

   Existem diversas aplicações industriais para o bromo, entre elas estão a fabricação de produtos de pulverização, agentes não inflamáveis, produtos para a purificação de águas, corantes, brometos empregados em fotografia (brometo de prata, AgBr ), desinfetantes, inseticidas e outros.

By: Sidney Fernando F. Lemes

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Halogênios

 Todos os halogênios tem postos de fusão e ebulição que aumenta seu elemento atômico.Os elementos que fazem parte desse grupo formam várias moléculas como o F2, CI2, BO2 e I2.
 O flúor, cloro e a cama de ozônio.
 Os halogênios flúor e cloro fazem uma colaboração para aumentar o efeito estufa na nossa camada de ozônio, isso faz a captura das moléculas de ozônio que fazem a proteção do nosso planeta da radiação ultravioleta.
 O grupo halogênios tem elementos como: o flúor, cloro , bromo, o iodo e o ástato, entre eles o mais forte e o flúor e cloro.


Autor: Gleydson  
  

sábado, 5 de setembro de 2015

Lâmpadas halógenas
  
     As lâmpadas normais são feitas com um invólucro de vidro grande que pode ser fino ou fosco e dentro desse invólucro de vidro contem um tipo de gás argônio ou nitrogênio e já no centro da lâmpada há um filamento de tungstênio. Quando a eletricidade esquenta esse filamento até 2.500ºC o tungstênio fica incandescente e assim ele produz grande quantidade de luz visível.

   
    As lâmpadas halogenas também usam um filamento de tungstênio, mas esse filamento fica em um invólucro de quartzo e ela possui gases halogênios em vês de argônio ou nitrogênio e uma curiosidade sobre esses gases halogênios e que eles reagem com o vapor de tungstênio e se a temperatura for alta o suficiente esses gases acabam se misturando com os átomos de tungstênio fazendo assim um processo de reciclagem que logo faz que o filamento dure mais do que uma lâmpada normal.   



by: Matheus da Silva

sábado, 29 de agosto de 2015

Cloro

  Os halogênios em sua maior parte parte são bastante tóxicos ao nosso organismo com uma pequena e cessão do iodo que faz bem para o nosso sistema hormonal.A maioria dos halogênios são usados para tratamentos de água na limpeza dentária e etc.O cloro um pertencente a  esse grupo pode ser muito tóxico em sua forma gasosa e reage com explosões em contado com o hidrogênio, mas o cloro ao receber elétrons do sódio os dois se tornam íons formando o sal de cozinha que ingerimos diariamente em nossas vidas.
  Uma curiosidade sobre sobre o cloro é que sua junção com o carbono e com o flúor forma o gás conhecido como cloro-flúor-carbono, e um dos principais causadores dos buracos na camada de ozônio devido a sua toxicidade.E um gás usado em spray em geladeiras e etc,estima-se que esse gás seja mais potente do que o dióxido de carbono.Fora alguns desses aspectos negativos o cloro ajuda muito nas estações de tratamento de água que ajuda em sua purificação.  
   


By: João Antonio

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Investigando Os Halogênios    

    Para um halogênio adquirir estabilidade química, o seu último nível de energia precisa receber um elétron, transformando-se num íon mono negativo, X-. Este íon é denominado haleto e os seus sais de haletos. Um dos haletos mais famosos é o cloreto de sódio, conhecido como sal de cozinha.
    Bom agora vou mostra um vídeo sobre uma investigação de halogênios, ou seja misturando alguns deles como :,(cloro,bromo e iodo) com seus haletos : (cloreto,brometo e iodeto),e você pode ver que a reação deles são muito diferente uns ficam amarelo e outros ficam vermelho depende  do que você mistura,como por exemplo: Brometo + Cloro = cor amarela, Iodeto + Cloro = cor vermelha, mais algumas dessas combinações vocês veem no vídeo. 


By: Pedro Henrique Alves dos Santos






domingo, 16 de agosto de 2015

Características e Propriedades do Halogênios 16-08-15

Halogênios Características e Propriedades
    Os halogênios possuem pontos de ebulição e de fusão que se elevam com o aumentar do ponto de numeração atômico. Todos os elementos deste grupo formam moléculas "DIATÔMICAS" gás amarelo-claro ,gás verde-amarelada,gás castanho-avermelhado e sólido negro-acinzentado. A sua configuradão eletrônica que tornam avídos por mais um elétron. 
    São os elementos da tabela periódica que encontram na família 17 alguns deles são FLUOR, CLORO, BROMO, IODO etc. Um dos mais presentes em nosso cotidiano um deles chega a ser o CLORO em outros alguns que são formado de sais.  
Características dos halogênios.
Tabela do Brasil Escola
      Como foi citado acima os Halogênios recebem uma carga de elétron e a receber essa carga eles acabam a ficar estáveis e assim sua característica acaba mudando completamente. E um dos seus elementos que acaba sendo um dos mais abundades do Halogênios e o cloro e usado na produção de compostos orgânicos como na fabricação de papel.

By: Roniel Magalhães 

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Halogênio

   Os halogênios, que significa “formador de sais”, são uma série química que pertencem ao grupo 17 ou 7A da tabela periódica e o bromo (Br), cloro (Cl), flúor (F), iodo (I), astato (At) e o Ununséptio (Uus), pouco comum, formam o grupo dos halogênios. Os halogênios e os Gases Nobres são os únicos grupos da tabela periódica que são formadas por não-metais. Com exceção ao iodo, todos os outros 5 elementos do grupo dos halogênios são tóxicos. O flúor e o cloro são gasosos, o bromo é líquido, o iodo e o astato são sólidos.
   Todos os elementos da família 7ª apresentam 7 elétrons na sua última carga de energia. Na forma natural, são encontrados como moléculas diatômicas, ou seja, suas moléculas são formadas por apenas dois átomos.
   Os elementos pertencentes ao grupo dos halogênios são bastante perigosos ou até mesmo letais aos seres vivos, pois são extremamente reativos, ou seja, um elemento que reage muitas vezes de forma  violenta e espontaneamente. O cloro e o iodo, por exemplo, são usados como desinfetantes para água potável, piscinas, ferimentos, pois matam bactérias, fungos e outros microrganismos.

Autor: Sidney Fernando F. Lemes