sábado, 29 de agosto de 2015

Cloro

  Os halogênios em sua maior parte parte são bastante tóxicos ao nosso organismo com uma pequena e cessão do iodo que faz bem para o nosso sistema hormonal.A maioria dos halogênios são usados para tratamentos de água na limpeza dentária e etc.O cloro um pertencente a  esse grupo pode ser muito tóxico em sua forma gasosa e reage com explosões em contado com o hidrogênio, mas o cloro ao receber elétrons do sódio os dois se tornam íons formando o sal de cozinha que ingerimos diariamente em nossas vidas.
  Uma curiosidade sobre sobre o cloro é que sua junção com o carbono e com o flúor forma o gás conhecido como cloro-flúor-carbono, e um dos principais causadores dos buracos na camada de ozônio devido a sua toxicidade.E um gás usado em spray em geladeiras e etc,estima-se que esse gás seja mais potente do que o dióxido de carbono.Fora alguns desses aspectos negativos o cloro ajuda muito nas estações de tratamento de água que ajuda em sua purificação.  
   


By: João Antonio

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Investigando Os Halogênios    

    Para um halogênio adquirir estabilidade química, o seu último nível de energia precisa receber um elétron, transformando-se num íon mono negativo, X-. Este íon é denominado haleto e os seus sais de haletos. Um dos haletos mais famosos é o cloreto de sódio, conhecido como sal de cozinha.
    Bom agora vou mostra um vídeo sobre uma investigação de halogênios, ou seja misturando alguns deles como :,(cloro,bromo e iodo) com seus haletos : (cloreto,brometo e iodeto),e você pode ver que a reação deles são muito diferente uns ficam amarelo e outros ficam vermelho depende  do que você mistura,como por exemplo: Brometo + Cloro = cor amarela, Iodeto + Cloro = cor vermelha, mais algumas dessas combinações vocês veem no vídeo. 


By: Pedro Henrique Alves dos Santos






domingo, 16 de agosto de 2015

Características e Propriedades do Halogênios 16-08-15

Halogênios Características e Propriedades
    Os halogênios possuem pontos de ebulição e de fusão que se elevam com o aumentar do ponto de numeração atômico. Todos os elementos deste grupo formam moléculas "DIATÔMICAS" gás amarelo-claro ,gás verde-amarelada,gás castanho-avermelhado e sólido negro-acinzentado. A sua configuradão eletrônica que tornam avídos por mais um elétron. 
    São os elementos da tabela periódica que encontram na família 17 alguns deles são FLUOR, CLORO, BROMO, IODO etc. Um dos mais presentes em nosso cotidiano um deles chega a ser o CLORO em outros alguns que são formado de sais.  
Características dos halogênios.
Tabela do Brasil Escola
      Como foi citado acima os Halogênios recebem uma carga de elétron e a receber essa carga eles acabam a ficar estáveis e assim sua característica acaba mudando completamente. E um dos seus elementos que acaba sendo um dos mais abundades do Halogênios e o cloro e usado na produção de compostos orgânicos como na fabricação de papel.

By: Roniel Magalhães 

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Halogênio

   Os halogênios, que significa “formador de sais”, são uma série química que pertencem ao grupo 17 ou 7A da tabela periódica e o bromo (Br), cloro (Cl), flúor (F), iodo (I), astato (At) e o Ununséptio (Uus), pouco comum, formam o grupo dos halogênios. Os halogênios e os Gases Nobres são os únicos grupos da tabela periódica que são formadas por não-metais. Com exceção ao iodo, todos os outros 5 elementos do grupo dos halogênios são tóxicos. O flúor e o cloro são gasosos, o bromo é líquido, o iodo e o astato são sólidos.
   Todos os elementos da família 7ª apresentam 7 elétrons na sua última carga de energia. Na forma natural, são encontrados como moléculas diatômicas, ou seja, suas moléculas são formadas por apenas dois átomos.
   Os elementos pertencentes ao grupo dos halogênios são bastante perigosos ou até mesmo letais aos seres vivos, pois são extremamente reativos, ou seja, um elemento que reage muitas vezes de forma  violenta e espontaneamente. O cloro e o iodo, por exemplo, são usados como desinfetantes para água potável, piscinas, ferimentos, pois matam bactérias, fungos e outros microrganismos.

Autor: Sidney Fernando F. Lemes